Bariloche é um dos locais mais procurados da Argentina por quem deseja curtir o inverno. O nome deriva da palavra “Vuriloche”, que significa “povo detrás das montanhas” e define bem o que esperar do local. A cidade é sinônimo de beleza, além de uma excelente opção para quem quer ter o primeiro contato com a neve.
Em geral, o clima da cidade é frio e seco. Em setembro começa a primavera, quando a temperatura oscila entre 7ºC e 20ºC. No verão (dezembro a março), os termômetros podem chegar aos 30ºC e, no dia seguinte, descer para 10ºC. Já no outono (março a junho), o clima varia de 4ºC a 13ºC e, no inverno, de 3ºC a 15ºC.
A facilidade para entrar na Argentina é outra característica que conta a favor. Em função do acordo entre países do Mercosul, não é obrigatório o passaporte para entrar no país. Assim, o visitante pode viajar apenas com o RG original. O documento precisa ter, no máximo, 10 anos desde a data de emissão e estar em bom estado.
Bariloche também tem rica gastronomia. Uma curiosidade é que em função de haver mais abundância de alimentos na primavera e no verão, muitos deles são preparados em conserva ou defumados para que possam ser apreciados também em outras estações. A culinária mescla a cozinha dos povos indígenas e da Europa Central. E há ainda opções de carnes exóticas, como cervo, javali, cordeiro e bife de chorizo.
Circuito Chico: é o passeio ideal para ter o primeiro contato com as paisagens de Bariloche, já que é um verdadeiro city tour pela margem sul do lago Nahuel Huapi.
Cerro Catedral: conhecida por abrigar a estação de esqui mais famosa da Argentina, a montanha é a opção certa para quem deseja mesclar a aventura de esquiar com a vista de belas paisagens.
Cerro Otto: outra tradicional atração de Bariloche, oferece diversas opções de entretenimento na neve, inclusive para quem não esquia.
Piedras Blancas: a apenas 5 quilômetros de Bariloche, é o local de uma das maiores diversões dos turistas, o esquibunda, uma espécie de “esqui sentado”.
Cerro Campanario: a subida até a montanha é feita por um teleférico e, do topo, o visitante tem o privilégio de avistar diversos pontos turísticos da cidade.
Cerro Tronador: além de linda, a montanha possui uma característica curiosa: por ser um vulcão, produz um som parecido com trovão causado por constantes deslizamentos de terra e quedas de blocos de gelo.